FINALIDADES

                   Frente à importância da agricultura e do agronegócio para o Estado de São Paulo, assim como para todo o Brasil, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do Instituto Agronômico (IAC), apresenta o Centro de Monitoramento, Mitigação da Seca e Adversidades Meteorológicas — um novo produto, que trará informes imediatos das ações das adversidades meteorológicas sobre as atividades agrícolas e irá propor maneiras de monitorar e reduzir os impactos negativos.

Com o avanço das tecnologias de desenvolvimento de sensores e sistema de aquisição de dados, o monitoramento das variáveis ambientais tem alcançado um elevado grau de qualidade e confiança. Isso tem levado à criação e instalação de redes de estações meteorológicas automáticas em diversos países para suprir e adequar as necessidades de geração de tecnologias e conhecimentos científicos.

            O aprimoramento da infra-estrutura meteorológica observacional, com alta qualidade e interligação com os vários agentes científicos e operacionais do Estado de São Paulo, permitirá aos usuários condições mais apropriadas para geração de novos conhecimentos e tecnologias que, no final, irão proporcionar melhor qualidade de vida à população.

            O Estado de São Paulo apresenta uma contribuição de 43% junto ao Produto Interno Bruto relativo ao Agronegócio (APTA, 2003). Cerca de 80% desse total é resultado das atividades agrícolas, constituindo-se na parcela mais afetada por eventos meteorológicos ou climáticos adversos como seca, geada ou granizo. Estimativas recentes do efeito do tempo ou do clima sobre perdas agrícolas no Estado mostram valores realmente significativos. Se não tiver esses valores, sugiro trocar a frase em azul pela que segue em vermelho. Isso porque não é coerente falar em estimativas e em valores sem expressar em números. Sabe-se que fenômenos do tempo ou do clima resultam em perdas significativas para as atividades agrícolas no Estado.

Essa análise vem sendo feita ao longo dos anos pela espécie humana, que observou a importância de avaliar e diagnosticar o efeito das variáveis meteorológicas e seus reflexos para a produção agrícola. Essa necessidade se deve à exigência de geração de alimentos e de outros produtos para atender às demandas de uma população que, à medida que se multiplica, afeta negativamente o ambiente.

            Tem crescido em todas as partes do globo a necessidade de obtenção e transferência de dados meteorológicos em tempo real para dar suporte às diversas atividades de pesquisa como agricultura, recursos hídricos, construção civil, pesquisa e desenvolvimento, monitoramento ambiental e biologia. Por outro  lado, aumenta também a preocupação com as adversidades e os impactos dos desastres naturais, sendo que cerca de 70% desses fenômenos estão relacionados ao clima (Obasi, 2001).

            Os recentes cenários estabelecidos pelo IPCC(Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas), descrevem um aumento global acentuado da temperatura da Terra, o que poderá levar ao acréscimo de eventos meteorológicos específicos extremos, como seca, inundação, geada, furacões. Dessa maneira, a sociedade precisa se adaptar e desenvolver metodologias e estratégias para superar essas adversidades climáticas, meteorológicas e agronômicas, de modo a reduzir os impactos negativos dessas anomalias e os seus efeitos para a sociedade.

            Considerando-se que 70% ou mais desses extremos e adversidades são diretamente relacionados aos aspectos meteorológicos, o monitoramento das variáveis meteorológicas deve ser contínuo, prático e ágil a fim de estabelecer as estratégias e medidas pró-ativas e eficientes.

De acordo com as normas e critérios estabelecidos pela Organização Meteorológica Mundial, para atender às demandas impostas por uma sociedade mais exigente e sujeita às adversidades mais freqüentes, um melhor sistema ou rede de coleta e transferência dos dados e produtos se faz necessário para acompanhar e diagnosticar os elementos meteorológicos e os seus impactos para a sociedade.